Bug Point

O Fusca de uso pessoal de Ferdinand Porsche durante a Segunda Guerra está agora no acervo do Museu de Protótipos de Hamburgo, Alemanha, que restaurou a relíquia, o único que sobrou dos 14 Fuscas da pré-série VW-39 e que já tinham a carroceria com o desenho definitivo, mas ainda eram estampados pela Reutter Karrosserie e montados na oficina de Porsche, em Stuttgart.

Fabricado em 1939 ele é, segundo informa o Museu, o único dos quatorze carros daquela série que conseguiu sobreviver. Também, conforme detalhado, o carro era de uso pessoal de Ferdinand Porsche que, com ele, circulava constantemente no eixo Stuttgart/Fallersleben/Berlin, durante a Segunda Guerra.

O museu destaca ainda que o motor de 986 centímetros cúbicos de cilindrada era “envenenado”, com a potência de 23 Cv da versão original, passando para 32 Cv no modelo com o qual Porsche rodou milhares de quilômetros. Por já ter mais de 60 anos de idade, o projetista era acompanhado por um motorista, mas dizem que ele dirigia em boa parte do percurso.

Conforme informa o Museu, o raro Besouro pertencia um colecionador da própria cidade de Hamburgo, mas o acervo dele sofreu um incêndio, em 2011, e o carro ficou em estado deplorável, sendo doado ao Museu, que demorou três anos para restaurar totalmente a relíquia.

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